O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde desta terça-feira (10) os interrogatórios dos réus classificados como integrantes do "núcleo crucial" da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. A etapa marca um avanço nas investigações que buscam responsabilizar os principais articuladores da ofensiva contra a ordem democrática no país.
Entre os réus, está o ex-presidente Jair Bolsonaro, o sexto a ser ouvido pelo STF. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro é considerado uma das figuras centrais na suposta organização criminosa que teria atuado para desestabilizar o processo democrático e planejar uma ruptura institucional no Brasil.
Assista ao vivo:
A audiência ocorre no âmbito da Ação Penal 1234, que reúne elementos colhidos durante a Operação Tempus Veritatis, deflagrada em janeiro deste ano pela Polícia Federal. As investigações apontam que o núcleo político, formado por ex-ministros, militares e assessores diretos, teria elaborado estratégias para deslegitimar o resultado das eleições de 2022 e articular medidas para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
A oitiva de Bolsonaro é considerada estratégica pela PGR, que pretende confrontar o ex-presidente com documentos, trocas de mensagens e depoimentos de colaboradores que indicam seu envolvimento direto nas tratativas golpistas. A defesa de Bolsonaro nega todas as acusações e afirma que ele sempre atuou dentro dos limites da Constituição.
Mín. 19° Máx. 31°