Durante operação deflagrada nesta sexta-feira (13), a Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), localizou e desarticulou um depósito clandestino de cigarros eletrônicos – os chamados vapes – na zona Centro/Sul de Teresina. A venda, importação e propaganda desses dispositivos são proibidas pela Anvisa no Brasil, o que torna sua comercialização ilegal.
A apreensão foi considerada uma das mais relevantes da operação, que também teve como alvos o tráfico de drogas e outros crimes conexos, com ações integradas nas cidades de Teresina, Altos e José de Freitas. O depósito estava repleto de caixas com cigarros eletrônicos prontos para venda, o que, segundo a polícia, indica a existência de uma rede estruturada de distribuição do produto
“Além das apreensões de drogas, armas e veículos, conseguimos desarticular um ponto importante de distribuição clandestina de cigarros eletrônicos. Esse tipo de atividade ilícita representa não só um crime econômico, mas também um risco à saúde pública”, destacou o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC.
A operação contou com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Militar, como a DGO, CHOQUE, BEPI, BOPE e RONE. Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, com nove prisões em flagrante, além da apreensão de entorpecentes, munições de fuzil, dinheiro e uma motocicleta roubada.
A ação integra o programa “Pacto pela Ordem”, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí para promover ações conjuntas entre as forças policiais do estado no combate à criminalidade e ao crime organizado.
Mín. 20° Máx. 34°