O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) negou o pedido de Habeas Corpus Criminal impetrado pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos em favor da vereadora Tatiana Teixeira Medeiros. A parlamentar está presa desde o último dia 3 de abril, após ser alvo da pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Escudo Eleitoral II.
Tatiana Medeiros, eleita vereadora em Teresina nas eleições de 2024 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), é investigada por suposto envolvimento com uma organização criminosa com atuação na capital piauiense. Além disso, há indícios do uso de recursos ilícitos para o financiamento de sua campanha eleitoral.
A sessão que resultou na manutenção da prisão foi presidida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, atual presidente do TRE-PI, e teve como relator o juiz José Maria de Araújo Costa.
A Operação Escudo Eleitoral II é conduzida pela Polícia Federal com o apoio do Ministério Público Eleitoral e visa combater fraudes no processo eleitoral, uso de caixa dois e ligações de políticos com grupos criminosos.
Mín. 19° Máx. 37°