Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2023, sob o Comando do Capitão Pinheiro, a Polícia Militar deflagrou a operação Cerrado Seguro I na área do 19º BPM, com prioridade para a cidade de Bom Jesus, com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade. da população e preservar a ordem pública. Além de ter como missão específica coibir o porte ilegal de arma de fogo, furtos, roubo de veículos e tráfico de drogas.
Foram realizadas rondas em todos os bairros, blitz nas principais Avenidas, abordagem e busca a pessoas, carros e motos. Foi presa uma pessoa por dirigir após ter ingerido bebida alcoólica, desacatado Policiais Militares, desobedecido ordem legal e resistir a prisão.
Também teve uma ocorrência de grande vulto, qual seja, no bairro COHAB, às 21h, teve um homicídio, execução de um indivíduo Pedro Pires de Moraes Filho, com mais de 34 perfurações de projéteis, provavelmente de pistola 9 milímetro e de um calibre .45, a ser confirmado pela perícia. Há indícios de mais de 50 disparos, inclusive com rajadas.
Na mesma ocorrência ficaram 02 "baleados", que no momento estavam juntos com a vítima fatal, ambos levados pelo SAMU para o hospital e socorridos com sucesso, até o momento. "No local, conversamos com pessoas que estavam no local na hora do evento, e esse nos revelaram que as vítimas são ligadas ao tráfico de drogas, em Bom Jesus, na realidade as vítimas comandam uma 'farmácia', ou seja, uma pequena 'boca de fumo' e foram executadas a mando do fornecedor em razão de débitos. Hipótese também confirmada por familiares das vítimas", disse o Capitão Pinheiro ao Portal B1.