A Escola Municipal Américo Melo Castelo Branco desabou na tarde dessa quarta-feira (18), no município de Jatobá do Piauí, no Norte do estado.
A unidade de ensino atendia cerca de 70 crianças com faixa etária entre 3 e 6 anos, nos turnos da manhã e tarde. Informações preliminares apontam que o estabelecimento não passava por reforma há cerca de 20 anos.
No momento do desabamento, não tinha estudantes no local, pois não houve aula. A Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí emitiu uma nota informando que "reconhece" a estrutura "antiga" do prédio e, segundo a gestão, as autoridades já foram acionadas para averiguar os fatos.
Veja a nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí, em nome do Prefeito Hilton Gomes informa que já acionou o setor de engenharia para uma vistoria na escola Américo Melo que funciona na fazenda Abilherinha, zona rural do município, a fim de verificar o acidente com o teto da sala que acabou desabando nesta quarta-feira.
A unidade escolar funciona há bastante tempo na fazenda centenária em um prédio antigo. A atual gestão tem o projetos de nucleação na escola Oscar Gil, da Comunidade Santa Alice, no entanto após reunião com os pais o tema foi adiado. Por este motivo, o prefeito está acionando também os pais de alunos para uma reunião nesta quinta-feira, 20 de abril, logo após a vistoria do engenheiro para tratar do assunto.
Informamos ainda que o Prefeito Hilton Gomes já possui o projeto para construção de uma Creche na Comunidade Jatobazinho para atender a região e vem tentando viabilizar recurso para realização da obra. Ao tempo que lamentamos o ocorrido e agradecemos a Deus por ninguém ter se ferido, pois no momento do sinistro a escola estava sem aula.