Nesta segunda-feira (22), um cachorro golden retriever de cinco anos morreu durante um voo da empresa de transporte aéreo Gollog. O destino correto do pet era Sinop (MT), mas foi colocado em um avião que ia para Fortaleza (CE).
O animal, nomeado de Joca, acabou sendo mandado de volta para onde havia partido, em Guarulhos (SP), mas quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto. O veterinário do pet havia dado um atestado informando que Juca suportaria uma viagem de no máximo duas horas e meia, mas com o erro, ele ficou quase oito horas no avião.
Além disso, a família diz que Joca não recebeu os cuidados necessários da empresa, que afirma ter acompanhado o animal durante todo o trajeto e que o falecimento foi inesperado, já em São Paulo.
Ainda de acordo com a família, há vídeos que mostram o cachorro bebendo água em uma garrafa de plástico através das grades do canil quando estava em Fortaleza, no terminal aéreo.
Em nota nesta quarta-feira (24), a companhia informou que suspendeu durante 30 dias o serviço de transporte de animais pela Gollog Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave.
Veja a nota da empresa sobre o ocorrido na íntegra:
"A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação."
Fonte: Portal R10