A Equatorial Piauí divulgou um alerta sobre os riscos e impactos de soltar pipa próximo da rede elétrica, principalmente agora em junho quando ocorre o aumento de casos. Segundo levantamento realizado pela Distribuidora, em 2023 foram contabilizadas 376 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em todo o estado, devido a essa prática, o que afetou o fornecimento de energia para 117.362 mil clientes no ano passado.
Neste ano já foram registradas 49 ocorrências de pipas e já se aproxima de 10 mil consumidores afetados.
Segundo a empresa, é exatamente a partir do mês de junho que inicia a brincadeira de empinar pipas, e com isso aumentam os casos de acidente na rede elétrica. Esse aumento é normalmente registrado até agosto, quando se tem uma ocorrência de ventos mais fortes.
As cidades com mais casos no ano passado são: Teresina com 136 ocorrências, responsável por 36% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí; depois aparece Floriano (20); Parnaíba (16); José de Freitas (13) e Altos (9). Em 2024, a capital segue na frente com 14 registros.
“Por mais que seja uma prática divertida, soltar pipa requer cuidados e, quando realizada por crianças, deve sempre ser supervisionada por um adulto. A orientação principal é não soltar pipas próximas da rede elétrica, porque existe o risco de ocorrer uma transferência de carga caso essa pipa toque na rede elétrica, causando um acidente que pode ser até fatal”, explica o Executivo de Estudos Operacionais, Abraão Galeno.
Segurança ao soltar pipas
A Equatorial Piauí pede que em caso de queda da pipa, caso se enrosque na rede, que não tentem pegar, pois isso pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais.
Veja as principais dicas:
Fonte: Cidade Verde