O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai se pronunciar a qualquer momento nesta terça-feira, 1º, pela primeira vez após o resultado das eleições, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h50 de domingo, 30.
A informação é do repórter Thiago Nolasco, da TV Record em Brasília. Ele confirmou ter conversado com o chefe do Executivo federal por telefone.
A gente conversou com o presidente Jair Bolsonaro e ele disse que vai fazer um pronunciamento à nação hoje ainda, nesta terça-feira, já mais de 40 horas após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais", disse.
Bolsonaro já se reuniu na manhã de hoje com membros da sua equipe e militares. Ele tem sido pressionado a se manifestar com brevidade para tentar conter a onda de protestos que tomou o país após a confirmação da vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um encontro com ministros do Supremo Tribunal federal (STF) chegou a ser anunciado, mas os magistrados decidiram não se reunir com o presidente enquanto ele não reconhecer a eleição do petista.
Desde a segunda-feira (31) diversas rodovias federais, em vários estados, estão bloqueadas por manifestantes pró-Bolsonaro. No Maranhão, um bloqueio feito na BR-135, no trecho da entrada de São Luís, e outro na BR-010, entre Imperatriz e Açailândia, já foi desfeito. Mas ainda há vários trechos com paralisações.