Nenhum deputado federal do Piauí havia assinado até essa quarta-feira (23), o requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o abuso de autoridade de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os deputados do estado piauiense são: Rejane Dias, Fábio Abreu, Merlong Solano, Flávio Nogueira, Júlio César, Iracema Portella, Margarete Coelho, Marcos Sampaio, Marina Santos, Atila Lira.
No documento, apresentado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), o parlamentar pede que a comissão seja composta por 27 membros e tenha o prazo de 120 dias para realizar as investigações.
O documento pede que sejam investigados casos protagonizados por ministros do STF e do TSE, incluindo busca e apreensão nas residências de empresários bolsonaristas baseada apenas em mensagens de Whatsapp e censura a veículos de comunicação.
Em rede social, Marcelo van Hattem afirmou que faltam apenas 21 assinaturas para que a CPI seja instalada. "ATENÇÃO MÁXIMA! FALTAM SÓ 21 ASSINATURAS das 171 assinaturas de deputados para que a CPI do Abuso de Autoridade do STF e do TSE seja instalada na Câmara. Estamos bem perto! Peça ao seu deputado para assinar o requerimento CD228980315300", escreveu.