(89) 9 9417-5057

Brasil

TSE e Anatel fecham acordo para combater fraudes eleitorais feitas com Inteligência Artificial

Publicada em 07/12/23 às 09:33h - 44 visualizações

por R10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Na última segunda-feira (04), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assinou um acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a reprodução de desinformação produzida por inteligência artificial (IA). Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral deve regulamentar o uso de inteligência artificial nas eleições municipais de 2024.

Conforme indicado pelo TSE, as diretrizes do tribunal para a remoção de conteúdos relacionados ao processo eleitoral não serão mais transmitidas por oficial de Justiça, mas por meio de um sistema eletrônico. Essa mudança tem como objetivo agilizar o processo de bloqueio de sites que veiculam notícias falsas durante os períodos eleitorais.

"Com a inteligência artificial é possível, por exemplo, modificar vídeos de candidatos adversários, fazendo-os dar declarações que nunca deram. Essa agressão, principalmente com a utilização da inteligência artificial, pode realmente mudar o resultado eleitoral, pode desvirtuar o resultado eleitoral em eleições polarizadas", afirma o ministro.

Segundo o TSE, a parceria entre os órgãos está justificada pelo Marco Civil da Internet, que responsabiliza usuários ilegais nas redes sociais.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3760686
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2025 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!