Neste mês de janeiro, aproximadamente 1.239 famílias no Piauí tiveram seus benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados devido a irregularidades nos CPFs de alguns de seus membros. Essas irregularidades estão relacionadas a cadastros com CPF irregular, suspenso ou cancelado, junto à Receita Federal.
Katiane Gualberto, gerente de transferência de renda e benefícios da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), esclarece que o bloqueio não está relacionado a endividamento ou nome sujo. "Nós pedimos que as famílias prestem atenção às informações oficiais repassadas. Elas devem verificar as informações no site do MDS, no aplicativo do Cadastro Único ou nos CRAS de seu município", enfatizou.
Os beneficiários podem verificar a regularidade de seus CPFs no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS ou nos aplicativos do Cadastro Único ou do Programa Bolsa Família. A regularização deve ser feita junto à Receita Federal, e após esse processo, a família retoma o recebimento normal do benefício.
A gerente destaca que o benefício pode ser bloqueado por até seis meses. Após esse período, se o beneficiário não regularizar o CPF, seu benefício pode ser cancelado. É essencial que as famílias estejam atentas e realizem as verificações necessárias para garantir a continuidade dos benefícios.