O atendimento dos caixas nas agências do Branco do Brasil (BB) no Piauí sofrerá um atraso de duas horas nesta quinta-feira (23) e só funcionará a partir de 12h. Conforme o Sindicato dos Bancários, a alteração do horário corresponde a um protesto da categoria devido ao descumprimento de compromissos assumidos pela direção da instituição com a categoria ainda em 2024.
Segundo o sindicato, o BB havia prometido criar novos cargos e realocar os caixas em funções com remuneração igual ou superior à gratificação atual. No entanto, os trabalhadores alegam que o acordo não foi cumprido. Em protesto, a categoria realizará uma manifestação a partir das 8h30 no prédio central do banco, localizado na Rua Álvaro Mendes, em Teresina.
De acordo com o vice-presidente do sindicato, Gilberto Soares, os caixas foram comunicados de que perderão suas funções a partir de 1º de fevereiro, o que gerou insegurança e frustração entre os trabalhadores. Ele também apontou que a decisão sobre quem será mantido no cargo está sendo atribuída aos gerentes gerais, contrariando o sistema interno de ascensão e oportunidades do banco.
“Os caixas estão sendo desconsiderados, mesmo com toda dedicação e o que foi acordado em mesa de negociação. Isso afeta diretamente suas vidas, causando grande preocupação sobre como pagarão suas contas ou manterão seus salários. Além disso, a população será prejudicada pela falta desse atendimento presencial”, afirmou Soares.
A mobilização contará com a participação de trabalhadores de agências de Teresina e do interior do estado, que também atrasarão o início do atendimento como forma de protesto.
Fonte Cidade Verde