Um novo Projeto de Lei, apresentado pelo Deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), pretende criminalizar a prática do "grau" — manobra em que motociclistas empinam a moto, equilibrando-se apenas no pneu traseiro — e a participação em "rolezinhos" pela cidade. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, criando novas penalidades para essas infrações, que podem resultar em até dez anos de prisão.
O novo texto propõe que a prática do "grau" ou a pilotagem perigosa de motos em vias públicas seja punida com prisão de dois a quatro anos, além de multa. Caso a infração ocorra em vias públicas de grande movimentação, como avenidas e rodovias, a pena pode ser aumentada em até 50%. Se a manobra resultar em feridos, a pena pode ser ampliada para até seis anos, e em casos de morte, a prisão pode chegar a dez anos.
O PL estabelece que, caso um motociclista pratique o "grau" e cause danos à segurança de outros, o veículo será confiscado e destinado ao uso do Estado, podendo ser destinado a áreas como segurança pública, saúde ou educação.
Fonte: Cidadeverde.com
Por: Elivaldo Barbosa