Foi divulgado na noite da última terça-feira (18) pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI) e por intermédio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, um comunicado de alerta destacando as iminentes ondas de calor que afetarão as condições meteorológicas no Estado (temperatura e umidade) a partir de 20 de setembro, com a possibilidade de persistirem até dia 22.
De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é previsto temperaturas que superem os 40°C e com índice de umidade inferiores a 15%, em especial nos municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste do Piauí.
A intensa onda de calor pode desencadear sintomas prejudiciais à qualidade de vida, incluindo problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento da pressão arterial, sendo aconselhável manter-se hidratado e evitar atividades esportivas ao ar livre entre os horários de 11h às 18h.
As ondas de calor se referem a um período de dias em que as temperaturas máximas estão acima da média típica para a época. As elevadas temperaturas são comuns nos meses de Setembro, Outubro e Novembro (SON), assim como os baixos níveis de umidade relativa do ar.