Nesta quarta-feira (5), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) promoveu uma cerimônia para anunciar a publicação do edital do concurso para o Corpo de Bombeiros (CBM-PI). O evento ocorreu na sede do Comando da instituição.
O concurso terá 200 vagas de provimento imediato e as outras 200 com previsão para chamamento em 2024.
O certame tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria da Administração do Estado do Piauí – SEAD.
As vagas serão para cargo de Soldado com 180 vagas para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino. Além de 180 vagas de cadastro de reserva para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino. A escolaridade mínima exigida é de Ensino Superior Completo (em qualquer área).
A primeira etapa (Prova Escrita Objetiva e Dissertativa), a segunda etapa (Exame de Saúde - Médico e Odontológico), a terceira etapa (Exame de Aptidão Física) e a quarta etapa (Avaliação Psicológica) serão realizadas em Teresina, conforme Cronograma de Execução. A quinta etapa será a Investigação Social.
O secretário de Segurança Chico Lucas disse no lançamento que esse será o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros e até outubro, os aprovados já serão convocados.
“Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros. Vamos dobrar o número do contingente da corporação e esperamos que no dia 19 de outubro, Dia do Piauí, nós já estejamos convocando os aprovados para o curso de formação”, explicou.
Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, a Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos) banca examinadora do certame, abrirá as inscrições do certame no próximo dia 14 de abril e seguem até o dia 4 de maio.
“Hoje estamos lançando o edital, logo será publicado no site, mas já antecipamos que as inscrições iniciam no próximo dia 14 e o nosso planejamento é que o certame seja finalizado no dia 18 de outubro”, informou o reitor.