Nesta segunda-feira, dia 04, o governador Rafael Fonteles (PT) revelou planos para a realização de um concurso público com 160 vagas na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), reforçando o compromisso com o fortalecimento da instituição.
Das vagas anunciadas, 85 serão destinadas a professores e 75 a servidores, consolidando um importante passo para o fortalecimento do corpo docente e administrativo da Uespi. O governador destacou que a universidade é um patrimônio de todos os piauienses e ressaltou o investimento expressivo de R$ 66 milhões em reformas, melhorias e modernização nos 12 campi da instituição.
Dentre as obras já autorizadas, destaca-se a do Campus Torquato Neto, em Teresina, com um investimento superior a R$ 23 milhões. Rafael Fonteles também enfatizou um aumento significativo de mais de 100% nos recursos destinados a bolsas de pesquisa, monitoria e auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O governador abordou ainda mudanças na carga horária da Uespi, buscando um equilíbrio entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Segundo as novas diretrizes, professores em regime de Dedicação Exclusiva ou 40 horas semanais dedicarão 16 horas semanais ao Ensino e 24 horas para outras atividades, com flexibilização para docentes envolvidos em funções administrativas ou atuantes na pós-graduação stricto sensu.
Rafael Fonteles destacou a importância do Conselho Universitário discutir e deliberar sobre a substituição gradativa de cursos com menos de 30% de vagas preenchidas, priorizando cursos de maior procura na sociedade para garantir um retorno mais efetivo dos recursos investidos. O anúncio reflete o comprometimento do governo com o desenvolvimento e aprimoramento contínuo da Uespi.