Uma lei sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) estabelece que professores e servidores da rede municipal de ensino de Teresina serão capacitados para atuar com alunos que tenhamo Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação será ofertada através de cursos gratuitos, que terão carga horária mínima de 20 horas.
A capacitação será realizada anulamente anualmente.
De acordo com a nova lei, os cursos contarão com palestras e treinamentos com profissionais especializados, e devem abordar questões como: identificação de sinais e características precoces do Transtorno do Espectro Autista.
Os professores e servidores também vão ser treinados sobre estratégias e ferramentas de ensino que possibilitem a inclusão em sala de aula.
A lei é de autoria dos vereadores Dudu Borges (PT), Pollyana Rocha (PV) e Levino de Jesus (Republicanos).
Centro de Referência
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também devem passar a contar nos próximos meses com um centro de referência, em Teresina. A construção do espaço foi anunciada pelo governo estadual.
No local, além de consultórios médicos, também devem ser disponibilizadas salas de acolhimento e capacitação para familiares.