Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Este ano serão oferecidas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A inscrição é gratuita e feita por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos têm até as 23h59 de quinta-feira (25) para se inscrever.
Os interessados devem ter prestado a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, para o Sisu 2024, é necessário ter feito o Enem de 2023. Além de ter prestado o Enem, o candidato não pode ter tirado nota zero na redação. A participação no Sisu também é vedada aos que fizeram o Enem na condição de treineiros.
Confira o cronograma:
Classificação
Até o dia 25, o candidato poderá consultar sua classificação parcial no curso escolhido. O sistema exibe, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso e naquela modalidade de concorrência.
A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato fique entre o grupo das pessoas potencialmente selecionadas.
A classificação parcial com base na nota de corte é apenas uma referência. O MEC adverte que "ao final do período de inscrição, será divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final".
Após a divulgação dos selecionados, quem não foi aprovado na chamada regular nas duas opções de curso escolhidas, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, em apenas uma das opções de curso.