Nesta terça-feira (25/02), têm início os depósitos do Pé-de-Meia, uma iniciativa do governo para estimular os estudantes a permanecerem na escola e concluírem o ensino médio. Os valores serão creditados até quinta-feira, variando conforme a série em que o aluno está matriculado.
Quem já finalizou o terceiro ano do ensino médio pode retirar o dinheiro imediatamente. Nesta terça, o saque está disponível para aqueles que fazem aniversário entre janeiro e junho. Já na quarta-feira, o benefício será liberado para os aniversariantes do segundo semestre.
Os estudantes que concluíram o terceiro ano em 2024 e participaram dos dois dias da última aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão um acréscimo de R$ 200 no valor recebido.
Para os aprovados no primeiro ou segundo ano, o valor de mil reais é creditado diretamente em uma poupança. O saque, nesses casos, só será permitido após a conclusão do ensino médio.
O depósito é realizado automaticamente em uma conta criada em nome de cada beneficiário do Pé-de-Meia que atende aos requisitos do programa.
Menores de 18 anos precisarão de autorização de um responsável para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem. Essa autorização pode ser feita pelo próprio app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Já os estudantes maiores de 18 anos terão a conta liberada automaticamente para uso do valor depositado.
Para verificar se é um dos beneficiários do Programa Pé-de-Meia, o interessado deve acessar o aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). O login é realizado com a conta do Gov.br, utilizando CPF e senha cadastrados. A conta pode ter nível bronze de segurança.
Fonte: Portal 180 Graus