Nas eleições deste ano, o Piauí terá quase 40% de urnas eletrônicas novas, do modelo de 2022. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI), das 10.250 urnas preparadas para o pleito de 2024, 3.901 serão do modelo mais atual.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o chefe de sessão de voto informatizado do TRE-PI, Wellington Jerônimo, informou que não haverá diferença para os eleitores e no design entre os modelos.
“O projeto é o mesmo. O TSE fez um projeto único e recebeu as urnas pela fabricante em duas etapas. A primeira etapa foi recebida para as eleições de 2022, inclusive a capital que fez o primeiro teste nessas urnas em 2020 e agora chegou a 2022 que segue o mesmo projeto, ela tem o mesmo formato, o hardware é similar e o processador é melhor que as anteriores”, explicou.
Já para o mesário, o equipamento contará com uma nova tecnologia.
“No entanto, o eleitor não vai sentir diferença porque o objetivo da urna é única e exclusivamente o voto. Quem vai sentir um pouquinho mais de diferença são os mesários porque o terminal do mesário possui uma tecnologia touch, diferentemente das urnas anteriores, mas no mais, os eleitores vão poder ter a rapidez que sempre têm utilizando a urna eletrônica”, acrescenta.
Após o recebimento do novo modelo, o TRE-PI realizará diversos testes com o equipamento até a chegada das eleições, que ocorrerão no dia 6 de outubro.
“Após nós recebermos as urnas do fabricante, nós fazemos a etapa de aceite técnico, onde fazemos os testes para ver se os componentes estão todos de acordo com o que foi planejado na fabricação e no projeto. Em seguida, no partimos para a fase de certificação, que é o momento que a gente faz a conferência se as urnas que nós recebemos são as mesmas projetadas pelo TSE porque lá na fábrica a urna recebe um código de identificação e esse código é único para a gente poder fazer a checagem. Após isso, nós começamos a fase de manutenção preventiva, vamos testar as urnas e esse processo segue até bem próximo à eleição”, ressalta Wellington Jerônimo.
Para este ano, foram reservadas 10.250 urnas sendo:
Em 2022, foram 4.220 urnas do modelo de 2020 e 6.030 modelos de 2013 e 2015. As urnas eletrônicas podem ser utilizadas por no máximo dez anos ou por seis eleições consecutivas.