Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes (América do Sul, Europa e África) e em seis países (Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Portugal e Espanha). A decisão foi tomada nessa quarta-feira (04), pelo Conselho da Fifa.
"Tenho a convicção que as decisões que hoje foram tomadas na reunião do Conselho da FIFA tornam o futebol mais forte, participativo e organizado. Foram decisões complexas aprovadas integralmente. O futebol saiu mais unido", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
De acordo com a FIFA, a primeira partida será no Uruguai no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu, que recebeu a primeira final de um Mundial, em 1930. Argentina e Paraguai também receberão um jogo da competição. Pela decisão do Conselho, os seis países já estão classificados para a Copa do Mundo de 2030 e o restante do Mundial acontecerá em Portugal, na Espanha e no Marrocos.
Além da decisão sobre a Copa do Mundo de 2030, o presidente da CBF contou detalhes de outras medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo Conselho. Os integrantes do principal órgão executivo da Fifa também definiram um rodízio de continentes para a escolha do Mundial de 2034 e anunciaram a criação da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal em 2025, pleito da CBF, entre outras decisões.