Em uma decisão divulgada nesta segunda-feira (18), o Vaticano anunciou uma mudança significativa ao permitir que padres católicos romanos concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. A medida, contrária à tradicional doutrina da Igreja Católica sobre a condenação da união homossexual, foi autorizada pelo papa Francisco.
De acordo com o documento divulgado, padres agora têm a permissão de administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se desejarem fazê-lo. No entanto, os padres têm o direito de recusar a realização do ritual, embora sejam proibidos de impedir a entrada de pessoas em qualquer situação em que busquem a ajuda divina por meio de uma simples bênção.
É enfatizado que as bênçãos não devem se assemelhar a cerimônias de casamento nem ocorrer durante liturgias regulares da Igreja. O documento também destaca que, apesar da mudança, a Igreja Católica mantém a visão de que a união entre casais do mesmo sexo é um ato "irregular", reforçando que a doutrina permanece inalterada. A autorização para as bênçãos é considerada um "sinal de que Deus acolhe a todos".
Essa decisão segue um discurso prévio do papa Francisco em outubro, onde ele indicou a possibilidade da igreja permitir bênçãos a casais homossexuais em um futuro próximo.
O Papa já havia se posicionado sobre questões que envolvem a homossexualidade e afirmou que 'homossexualidade não é crime'.