O candidato a prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Tomé Portela, vem gerando insatisfação junto às mães de crianças neurodivergentes na cidade, principalmente as que possuem filhos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em virtude do candidato estar fazendo uso de fogos de artifício com barulho e explosões durante ações de campanha.
Após uma criança ficar visivelmente abalada com as explosões, ocorridas no último domingo (08/09), um grupo de mães organizou uma nota de repúdio contra as ações do candidato Tomé Portela. Veja abaixo a nota:
NOTA DE REPÚDIO
Nós, mães e pais de crianças autistas, repudiamos veementemente os inúmeros fogos soltados na tarde de hoje (08/09) na cidade de Santa Cruz dos Milagres. A situação mostrada no vídeo demonstra o desrespeito por todas as crianças, TEA ou não, pelos idosos e pelos animais, comprovando que a inclusão e o respeito não são prioridades para tal partido.
Aproveitamos a oportunidade para nos solidarizarmos com a família do vídeo, que passou por uma situação tão desconfortável e reafirmamos que tais atitudes não nos representam, não representam Santa Cruz dos Milagres!
A luta de uma mãe atípica é também a luta de todas as mães! Eu, Maria da Cruz Rodrigues da Silva, como mãe de autista, juntamente com outras mães, temos o direito de protestar essas situações que vem ocorrendo na nossa cidade. Lutamos por inclusão e por respeito! Pergunto a vocês: isso é ser solidário com o próximo e se colocar no no lugar do outro? Vamos sempre lutar pelos direitos de nossas crianças e essa situação é inadmissível. É para isso que existem leis. Isso é uma nota de uma mãe revoltada com toda a situação ocorrida. Lamentável.
Fonte: Portal R10