O professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edson Cavalcanti da Silva Filho, apareceu, pela terceira vez em sua carreira, entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Essa é a 7ª edição do ranking; o pesquisador compõe a lista na qual seleção abrange mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil revistas e que abrange 22 campos e 174 subcampos científicos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.
“É uma satisfação muito grande para nós, mas acima de tudo, o cumprimento de uma tarefa, já que nós, docentes, temos como uma das grandes missões na universidade a pesquisa. Recentemente completei 18 anos de UFPI; todo o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias de produtos e também a formação de recursos humanos nos diversos níveis aqui da Universidade mostra a importância do trabalho que foi realizado durante todo esse tempo dentro da instituição”, afirma o pesquisador.
Como principal frente de pesquisa, o professor realiza o desenvolvimento e estudo de novos materiais sustentáveis construídos a partir de carboidratos complexos (polissacarídeos) que deverão servir para usos agrários, medicinais e ambientais. “Além dos polissacarídeos, nós trabalhamos também com materiais à base de argilas e com materiais inorgânicos, principalmente hidroxiapatita, que tem uma função muito importante no desenvolvimento desses biomateriais”, explica o químico.
Elaborado anualmente pela Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, em colaboração com a editora Elsevier, o ranking faz parte do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” é formado com base na atuação dos pesquisadores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados internacionais de artigos científicos.
Além do professor Edson Cavalcanti, também aparecem na lista os pesquisadores da UFPI: Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson Lobo, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira. O professor Laécio Santos Cavalcante, docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI também está na lista.
Fonte: Portal A10+