O valor das mensalidades de escolas particulares de Teresina deve aumentar em torno de 8% a 10% em 2025. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado (Sinepe-PI), o reajuste acima da inflação justifica-se pelos altos custos de operação no setor.
"Cada instituição de ensino tem sua planilha, que detém um valor daquele custo da mensalidade, é esse o formato da conta. A gente apenas orienta que nosso filiado siga essa planilha que ele tem de custos. Aumentou algum custo, isso vai ser embutido no valor da mensalidade, é óbvio. Mas isso fica a encargo de cada instituição", explicou o presidente do Sinepe-PI, Leonardo Airton, em entrevista ao Jornal Cidade Verde.
Leonardo Airton reforçou que a recomendação aos pais ou responsáveis é encontrar escolas que se adequem ao orçamento familiar. "É sempre interessante que o consumidor, no caso o pai ou responsável por aquele aluno, procure ver esses preços da instituição e ache aquele que é adequado. É bom sempre registrar, o Piauí tem uma educação de excelência. A rede particular de ensino é referência nacional, então todas as escolas no Piauí têm uma boa referência", disse.
Fonte: Portal R10