O pai do menino de dois anos, que foi supostamente abandonado pela própria mãe, registrou boletim de ocorrência na cidade de Valença, no interior do Piauí, nesta quinta-feira (26), após as imagens viralizarem nas redes sociais. A criança teria sido deixada com uma amiga e a mãe não mais retornou. Ao saber da situação, vizinhos acionaram o Conselho Tutelar para o resgate. O caso é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Um vizinho que denunciou o suposto abandono de incapaz no conjunto João Emílio Falcão, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina, relatou a atitude do bebê ao ser acolhido. O Conselho Tutelar informou que o menino não apresenta sinais de maus-tratos.
"A moça estava desesperada já voltando com a criança do quartel da PM. Eu tomei as dores. Pedi pra minha esposa dar um banho na criança, trocar a roupa e dar alimentação. Ele tomou mingau, depois comeu Maria Isabel, muito satisfeito, parecia que estava com muita fome. Liguei pra polícia e acionei o Conselho Tutelar. Ontem fiquei com o choro entalado quando vi a criança saindo com o Conselho Tutelar", disse o vizinho Anderson de Lira, operador de telemarketing.
Com a repercussão do caso, a mãe tentou buscar o filho de volta, mas o menino já está em um abrigo. A guarda será decidida pela Justiça.
"Não podemos deixar uma criança aos cuidados de pessoas com as quais ela não tenha nenhum vínculo de parentesco. O Conselho Tutelar se fez presente, conduziu a criança até a um acolhimento institucional, haja vista não ter sido localizada a família extensa dessa criança, e lá vai permanecer até a decisão da autoridade judiciária", disse o conselheiro tutelar, Melquisedeck Fernandes.
A TV Cidade Verde tentou contato com a mãe da criança, mas não teve retorno.
Fonte: Cidade Verde
Por Graciane Araújo