O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou que as câmeras de alta resolução instaladas por toda a cidade vão auxiliar também na identificação e punição de pessoas que insistem em descartar lixo em locais inadequados. As imagens serão captadas através do sistema de videomonitoramento no Centro de Controle Operacional (CCO).
"O Centro de Operações da Prefeitura que vai chegar perto de 500 câmeras já está funcionando para fiscalizar não só a questão da violência física, do traficante, do assaltante, mas a limpeza pública, quem está jogando lixo no meio da rua. Serve como punição, aplicar multa e até apreender o veículo, mas que não prejudique a cidade", disse o prefeito.
Atualmente, a prefeitura mantém em funcionamento cerca de 200 câmeras, número que deve chegar a 500. O prefeito de Teresina adianta que foi fechado um acordo com o Governo do Estado para integração do sistema de monitoramento, e assim, aumentar a abrangência de áreas fiscalizadas.
"Nós vamos poder monitorar não só o trânsito, o transporte coletivo, mas também o descarte indevido de lixo, além de antecipar questões relacionadas à violência, acionando a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou a Polícia Civil. Otimizar os recursos da prefeitura para que a cidade seja mais limpa e ordeira. Tivemos uma reunião com secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e fechamos um acordo para integrar o nosso sistema com o do estado. Isso trará grandes melhorias e a população logo sentirá a diferença", antecipou o chefe do executivo estadual.
Fonte: Cidade Verde
Graciane Araújo e Bartolomeu Almeida