Nesta quinta-feira (30), Donald Trump entrou para a história ao se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime.
Um júri em Nova York o considerou culpado de falsificação de documentos para esconder um pagamento ilegal a uma atriz pornô antes das eleições de 2016.
Depois de dois dias de deliberações, os 12 jurados anunciaram sua decisão unânime de considerar Trump culpado em todas as 34 acusações contra ele.
Este veredito é um território desconhecido para os Estados Unidos, especialmente às vésperas das eleições presidenciais de 5 de novembro, onde Trump, como candidato republicano, busca recuperar a Casa Branca de Joe Biden, atual presidente democrata.
Trump, de 77 anos, negou as acusações e planeja recorrer da decisão. Embora a sentença máxima possível seja de quatro anos de prisão, geralmente os condenados por esse crime recebem penas mais leves, como multas ou liberdade condicional.
Vale ressaltar que mesmo se Trump for preso, isso não o impediria de concorrer ou assumir o cargo de presidente, caso ganhe.
Fonte: Agência Brasil