A Câmara Municipal de Jaicós realizou uma sessão solene na noite desta sexta-feira, dia 04 de novembro, para eleger a nova composição da mesa diretora da Casa para o biênio 2023/2024.
A sessão foi conduzida pelo atual presidente, vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, e contou, também, com as presenças dos vereadores Ednaldo Carvalho Santana, Jessé Gonçalo da Silva (Irmão Jessé), Francisca de Paiva Carvalho, José Reis de Sousa, Maria Sirlene Lopes Silva Barros, e Dalvenisa da Conceição Nascimento Sousa (Mocinha).
A eleição teve chapa única, denominada “Pelo Progresso e Fortalecimento do Legislativo Jaicoense”, encabeçada pelo vereador Ednaldo Carvalho Santana, sendo eleita por unanimidade entre os sete vereadores presentes na sessão.
Além de Ednaldo no cargo de presidente, também integram a nova mesa diretora a vereadora Francisca de Manin como vice-presidente, Bosquinho como 1º secretário, e Mocinha como 2ª secretária. Todos os parlamentares pertencem a base aliada ao Governo Municipal.
Francisca, Ednaldo, Mocinha e Bosquinho foram a nova mesa diretora
Em seu pronunciamento, o vereador Ednaldo agradeceu aos colegas que compuseram a chapa com ele, bem como aos que apoiaram. O presidente eleito afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente.
“Vamos trabalhar em prol do fortalecimento e independência do Poder Legislativo; manter o diálogo entre as bancadas da situação e oposição; o diálogo e o bom relacionamento com os outros poderes, o Executivo e o Judiciário.”, disse o presidente eleito. Ednaldo anunciou que também tem pretensão de aproximar a Câmara Municipal da população com a realização de sessões itinerantes nas comunidades.
Ednaldo é vereador da base aliada ao prefeito Neném de Edite. Ele exerce o seu segundo mandato na Câmara Municipal. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2016, pelo PSB, tendo sido eleito com 3,45% dos votos. Em 2020, foi reeleito pelo PSD com 4,65% dos votos.
Seu irmão, Ednilson Santana, o Mildim, assessor da gestão municipal, também já foi vereador por dois mandatos. Com isso, somam quatro mandatos na Câmara Municipal de Jaicós.
Ednaldo já havia colocado seu nome como pré-candidato à presidência da Câmara de Jaicós por duas vezes, mas, em ambas, entrou em entendimento com os vereadores e abriu mão da candidatura. “Tive a paciência de chegar a minha vez. Já lutei duas vezes pela presidência, e em consenso com os colegas vereadores eu abri mão pensando sempre que ia chegar a minha vez, e hoje chegou.”, disse, expressando gratidão: “Estou muito satisfeito com o apoio dos colegas, e do prefeito Neném de Edite, que também me apoiou.”
Posse
A nova composição da mesa diretora assumirá os trabalhos no primeiro dia útil de janeiro de 2023. O vereador Bosquinho continua à frente da Câmara Municipal de Jaicós até 31 de dezembro de 2022.