A gestão do prefeito Neném de Edite, no município de Jaicós, cumpriu mais um compromisso com o homem do campo. Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a Prefeitura de Jaicós efetuou o pagamento da contrapartida municipal ao programa Garantia-Safra.
Ao todo, foram pagos 90.432 reais. O valor é a contrapartida do município referente aos 1.256 agricultores inscritos no programa na safra 2023/2024. O montante foi pago em parcela única. Com isso, o município assegura aos agricultores o direito de receber o benefício, no valor R$ 1.200, em caso de perda comprovada superior a 50% na produção devido à seca ou ao excesso de chuvas.
O Garantia-Safra é essencial para a subsistência de famílias produtoras, dada a insegurança pluviométrica na região.
“Esse é um compromisso que nós assumimos com os agricultores desde a campanha e que nós cumprimos desde primeiro dia da nossa gestão até hoje, fazendo a adesão ao programa, inscrevendo os agricultores e pagando todos os anos a contrapartida do município. Tudo o que é de responsabilidade da Prefeitura nós sempre fizemos.”, destacou Neném de Edite.
O pagamento da contrapartida do Garantia-Safra, segundo o prefeito, faz parte de um esforço contínuo da sua gestão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para apoiar a agricultura local. “Essa é uma das ações da nossa gestão, mas tem várias outras que a gente faz todos os anos em prol do agricultor e do homem do campo, como a distribuição de sementes, por exemplo.”, acrescentou.
Fonte: Cidades na Net