A Diocese de Oeiras emitiu nota de esclarecimento sobre a acusação de um padre identificado como Ferreira Barbosa Júnior ter abusado sexualmente de uma adolescente de 14 anos na cidade.
O religioso está à frente da paróquia de Nossa Senhora da Vitória. O crime teria começado em 2021, quando a garota tinha 13 anos.
Em nota, a Diocese disse "que não foi notificada pelo Poder Judiciário, e nem tem conhecimento do conteúdo do relatório entregue ao Ministério Público".
Informou ainda que "está em plena colaboração para que a verdade seja apurada, tomando também as medidas eclesiásticas cabíveis".
Veja a nota na íntegra:
A Diocese de Oeiras – PI, diante das últimas notícias publicadas nas redes sociais a respeito de suposto envolvimento de um padre em delito de abuso de menor, vem, por meio desta, esclarecer a todos os fiéis que seu serviço evangelizador, para a salvação das almas, está pautado na promoção da verdade, dos bons costumes e no estabelecimento da justiça. Esclarece, ainda, que não foi notificada pelo Poder Judiciário, e nem tem conhecimento do conteúdo do relatório entregue ao Ministério Público, o que nos chama atenção o vazamento de tais informações, se nem mesmo a Diocese teve acesso a esse relatório, e casos como esse devem tramitar em segredo de justiça pra salvaguardar a menor, ademais, questionamos o vazamento de tais informações, sem ao menos ser investigado, como também, ao que parece, ter sido quebrado a ética profissional.
A Diocese de Oeiras está em plena colaboração para que a verdade seja apurada, tomando também as medidas eclesiásticas cabíveis. Até que as investigações sejam concluídas não nos cabe quaisquer julgamentos, pois liberdade de expressão, não é direito de difamação.
Roguemos a Nossa Senhora da Vitória que nos ajude no seguimento do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.
Dom Edilson Soares Nobre
Bispo Diocesano de Oeiras