O Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu uma instrução normativa proibindo a entrada de pessoas usando camisetas sem manga, cropped, shorts e outras peças sumárias em suas dependências. A determinação, divulgada nesta quarta-feira (13), abrange servidores, prestadores de serviços, estudantes estagiários e visitantes, e foi assinada pela presidente da Corte, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura.
Dentre as novas regras de vestimenta estabelecidas pelo STJ, estão proibidas peças como shorts e suas variações, bermudas, miniblusas, minissaias, trajes de banho e de ginástica, legging, montaria, blusas que deixem a barriga à mostra e camisetas sem manga. O uso de chinelo também está vetado, exceto em casos de lesão no pé ou com recomendação médica.
Bonés são permitidos apenas para o corpo funcional da polícia judicial, quando estiverem usando o uniforme operacional. Crianças e participantes de corridas, ciclismo e atividades físicas dos programas de qualidade de vida promovidos pelo tribunal estão excluídos das novas normas quando estiverem nos locais específicos para tais atividades ou em deslocamento para os estacionamentos, sendo proibida a circulação com essas vestimentas em outros ambientes do prédio.