Na última terça-feira, dia 12 de março, o acusado de tentar matar o vereador Luis Alves Gonzaga, conhecido Luisão, de Alagoinha do Piauí, foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri da cidade de Picos. Aquiles Ladislau de Sousa foi acusado de ser um dos executores do Vereador e o primeiro a ser julgado pelo crime.
De acordo com as investigações, em 18 de outubro de 2019, Luisão e o seu motorista foram alvos de uma emboscada na estrada vicinal que liga a cidade de São Julião a Alagoinha do Piauí. Durante o trajeto, na passagem do riacho Madalena, na localidade Caiçarinha, três indivíduos armados surgiram do matagal e efetuaram diversos disparos contra o veículo, atingindo o vereador em várias partes do corpo. Após o atentado, a vítima foi atendida no Hospital Regional de Picos - PI.
As investigações apontaram que os autores da tentativa contra o vereador tratavam-se de Aquiles Ladislau de Sousa e outros 4 familiares. Aquiles foi preso preventivamente e pronunciado a júri popular pelo crime de tentativa de homicídio mediante emboscada.
A sessão de julgamento durou quase 17 horas e foi presidida pela MM Juíza de Direito, dra. Nilcimar Rodrigues. A representante do Ministério Público, dra. Nayana Portela, juntamente à Assistência de Acusação representada pelo Dr. Juraci Bezerra e Dr. Geanclécio dos Anjos, com auxílio da dra. Pâmella Alves e dra. Palloma Britto, sustentaram categoricamente a condenação do réu, baseados nas provas nos autos, o que foi acolhido pelo Tribunal Popular do Júri, que condenou o réu.
Aquiles Ladislau de Sousa teve sua pena definitiva fixada em 17 anos e 10 meses de prisão, em regime inicialmente fechado.
O júri dos demais réus ainda não tem data para acontecer.