Morreu na noite dessa terça-feira (27), o jogador de futebol Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, em São Paulo. Ele teve morte encefálica após uma para cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pelo Nacional-URU e logo depois pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
O zagueiro estava internado desde a última quinta-feira (22), quando passou mal no segundo tempo do jogo do Nacional-URU contra o São Paulo, no MorumBIS, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Ele foi socorrido pela equipe médica do local, mas após alguns minutos sob cuidados, notaram que ele precisaria de mais atenção, então ele foi colocado na ambulância e levado ao hospital mais próximo. Durante sua retirada de campo, o esportista foi aplaudido por torcedores.
Pouco tempo depois, o Nacional-URU divulgou uma nota nas redes explicando o quadro do jogador, citando que ele estava na Unidade de Terapia Intensiva, mas que seu quadro clínico era considerado estável. O São Paulo, oponente do time em campo, desejou rápida recuperação ao uruguaio.
Apesar da solidariedade entre clubes, conforme o Hospital Israelita Albert Einstein, na quinta-feira, 22, enquanto era transportado do estádio para ambulância, o jogador teve uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado. No domingo, já internado, os médicos informaram que os novos exames do zagueiro indicaram uma "progressão do comprometimento cerebral" e "aumento da pressão intracraniana".
Juan Izquierdo continuou então sob "cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica". Na segunda-feira, 26, ele teve uma piora e o boletim informou um "quadro neurológico crítico". Na noite seguinte, a unidade médica confirmou a morte encefálica após uma para cardiorrespiratória.
Em solidariedade, o Campeonato Uruguaio foi interrompido. Não há previsão para que as partidas sejam retomadas. Nos últimos dias, a família de Juan Izquierdo chegou ao Brasil para acompanhá-lo, ele deixa os pais, Nelson e Sandra, a esposa, Selena, e dois filhos, uma menina de dois anos e um recém-nascido.
Fonte: Portal R10