O secretário de Segurança, Chico Lucas, anunciou nesta terça-feira (03) a elaboração de um protocolo para fortalecer o combate a roubos de celular no Piauí. A ação está sendo desenvolvida com apoio das inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar e tem como foco a redução dos índices desse tipo de crime.
De acordo com o secretário, além de ações ostensivas, o protocolo também terá como um dos focos o combate à receptação dos aparelhos roubados.
“Já pegamos todos os boletins de ocorrência, os IMEIs, que são aquele número que vem no celular. Vamos começar a fazer um trabalho de inteligência para identificar quem comprou, que também vai ser responsabilizado. A gente vai começar a começar com a falsa hipocrisia que existe no Piauí de que gente compra um produto de furto e depois reclama da falta de segurança. Vamos combater quem compra, quem vende e quem rouba”, destacou Chico Lucas.
O Secretário ainda informou que o protocolo também contará com a contribuição da Secretaria de Fazenda e da Prefeitura de Teresina, que devem apoiar os trabalhos de fiscalização contra o comércio de aparelhos roubados.
No Centro de Teresina, a Secretaria de Segurança deve instalar uma unidade específica para roubos de celular para que as vítimas possam informar os dados para facilitar a busca pelo aparelho.
Piripiri
Chico Lucas também anunciou nesta terça-feira (03) que o município de Piripiri (a 157 km de Teresina) irá receber ações integradas das forças de segurança. O objetivo é combater a onda de homicídios que atingiu a cidade nos últimos meses.
“Vamos levar a Polícia Militar, a Força Estadual de Segurança Pública, o Grupamento Aéreo da PM e também reforçar as investigações”, disse.
Equipe
O Secretário de Segurança ainda confirmou os nomes que farão parte do núcleo da pasta a partir de 2023.
O delegado Matheus Zanata será o superintendente de Operações Integradas.
A superintendência de Gestão será comandada pelo delegado Jetan Pinheiro.
Já a superintendência de Defesa Social será comandada pela tenente coronel Elizete Lima.