O governador, Rafael Fonteles realizou na manhã desta sexta-feira (03), o lançamento de mais uma ação de combate às facções criminosas no estado do Piauí.
Na solenidade foi criado o Departamento de Repressão ao Crime Organizado - DRACO, e também a criação do Núcleo de Apoio a Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos.
Além dos novos departamentos, o estado do Piauí passará a contar com novas Delegacias destinadas exclusivamente para combater as facções criminosas. Serão quatro unidades em Teresina e cinco no interior.
Na ocasião, o governador Rafael Fonteles afirmou que vai nomear 18 delegados da Polícia Civil até o final do ano, e destacou que está cumprindo uma das metas da campanha.
O chefe do executivo estadual reforçou o discurso da importância da articulação de todos os poderes e a sociedade para reprimir a criminalidade e levar braço social do estado as comunidades mais violentas com cultura, lazer e educação, pois a violência é resultado de desequilíbrio social. "Nos lugares mais desiguais tem mais violência. Políticas sociais e políticas de Repressão têm que andar juntas", disse.
O secretário de segurança, Chico Lucas disse que a criação do Departamento de Repressão ao Crime vai permitir um trabalho de forma permanente, incluindo informações de todos os crimes relacionados às facções em um só lugar.
"Como as facções e organizações criminosas tem um nível de organização um pouco maior, precisávamos tirar isso das unidades que tratavam o crime de maneira isolada. Teremos um departamento que vai unificar as informações em todo o território piauiense, e teremos nove espalhadas, cinco no interior, e uma em cada zona de Teresina, para que tenhamos a estrutura organizada de informações, principalmente para que o combate seja mais efetivo", disse.
Sobre a onda de criminalidade, Chico Lucas destaca que é preciso chegar no topo e identificar quem se beneficia com o crime.
"É uma cadeia criminosa, você tem o crime na ponta, que é cometido por uma pessoa, mas esse crime alimenta uma cadeia que chega lá no topo. Precisamos chegar em quem está no topo, e identificar quem ganha com esse crime, e de alguma maneira é beneficiado", completou.
O DRACO terá toda uma estrutura orçamentária e de capital humano para dar efetividade nas ações de combate ao crime organizado. A definição das instalações das novas delegacias estratégicas foi estabelecida a partir de estatísticas da criminalidade, com o aumento no número de mortes violentas intencionais nos municípios.
A atuação visa combater em três linhas: o combate ao crime organizado, morte violenta intencional e feminicídio.
Veja quem serão os novas delegados que vão assumir as delegacias criadas.
Especializadas interior Piauí
1. RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano
2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus
3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri
4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos
5. PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba
04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina
CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)
Delegados:
-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO
-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ
- JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO
-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA