O governador Rafael Fonteles (PT) assinou nesta segunda-feira (27) o contrato para a liberação de crédito rural no valor de R$ 1,1 milhão, por meio da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado (Piauí Fomento). O recurso é oriundo do Fundo Especial de Produção (FEP) e contemplará oito territórios, 14 municípios e 71 produtores rurais no total.
Segundo apurou o portal Cidadeverde.com, as atividades beneficiadas pelo crédito rural serão: avicultura, apicultura, bovinocultura, caprinocultura, horticultura, ovinocultura, piscicultura e suinocultura.
Em discurso, Rafael Fonteles destacou que começa a desenhar, a partir dos 90 primeiros dias do governo, as prioridades do governo que fará. O petista, inclusive, acrescentou que pretende colocar em prática a ideia de conceder uma linha de crédito também para produtores rurais indígenas no Piauí.
“O apoio ao micro urbanos e rurais é uma prioridade inequívoca do nosso governo. Estamos celebrando mais de 60 contratos que vão prestigiar produtores com mais R$ 1,1 milhão que vão beneficiar a sua produtividade e renda. A importância desse crédito facilitado com taxas reduzidas e apoio técnico é o que vai fazer diferença. É nosso papel subsidiar os produtores para gerar emprego e trabalho”, declarou.
O governador finalizou a fala enfatizando que o Palácio de Karnak está aberto aos movimentos sociais. O evento foi realizado no Palácio de Karnak e reuniu mais de 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais piauienses, que terão liberação de crédito para investirem em suas atividades produtivas.
Também participaram da articulação para a liberação da Linha de Crédito – Produtor Rural: Cooperativa de Trabalho para Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Cootapi); Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada); Banco Cocais; ProAgro Sambito e Técnico Rafael Dias