O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou em duas votações, na sessão desta terça-feira (11), o projeto de lei 05/23, da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas), que dispõe sobre a contratação de jovens em eventos, projetos esportivos e culturais que contem com benefício fiscal concedido pelo Governo do Estado. A proposta consiste em reservar, no mínimo, 10% (dez por cento) das vagas de trabalho para jovens aprendizes, jovens inscritos em projetos esportivos e culturais ou em programas sociais, além de jovens que cumpram ou tenham cumprido medida socioeducativa.
A matéria recebeu o aval da Comissão de Administração Pública e Política Social na manhã de hoje, ocasião em que o relator, deputado Dr. Thales (Progressistas), destacou a importância do projeto por "abrir oportunidades aos jovens no mercado de trabalho, incluindo os que cumprem medidas socioeducativas, para que possam mudar as vidas desses indivíduos e de suas famílias". De acordo com dados do IBGE, apontados pela deputada Bárbara, a taxa de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam e nem têm uma ocupação é de mais de 27%, ou seja, cerca de 220 mil jovens.
TURISMO
Outro projeto aprovado pelo Plenário, em duas votações e redação final, foi o de número 13/23, do deputado Fábio Novo (PT), voltado à criação da Rota das Cachoeiras do Piauí, integrando mais de 15 cidades, com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo. A matéria chegou ao Plenário depois de ser aprovada pela Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo na manhã de hoje.