O Piauí tem 118 municípios em alerta vermelho, o mais perigoso para a saúde, devido à baixa umidade do ar nesta quarta-feira (18). O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e deve durar até as 17h.
Confira lista de cidades em alerta aqui
De acordo com o alerta, as regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauienses estão com umidade relativa do ar abaixo de 12%, apresentando grande risco de incêndios florestais e à saúde (como doenças pulmonares e dores de cabeça).
Dentro deste aviso, encontram-se algumas cidades como Bom Jesus, Corrente, Floriano, Oeiras, Picos e Uruçuí.
O Inmet orienta ainda que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas nas horas mais secas, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para a pele e umidifiquem o ambiente, além de evitar bebidas diuréticas (como café e álcool).
Além disso, 144 cidades, também nas regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí, estão em alerta laranja, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Essa situação traz riscos de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para obter mais informações, a população pode procurar a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193.
Aviso amarelo
O Inmet informou ainda que, até o dia 20 de outubro, quase todos os municípios do Piauí, com exceção do litoral, estarão com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.