Na tarde de segunda-feira (06), uma urna funerária indígena foi encontrada por pedreiros na comunidade Porto do Designo, zona Rural de Miguel Alves, no interior do Piauí. Os homens escavavam o terreno durante uma obra de reforma, quando se depararam com o objeto, a 1,10 metros de profundidade. Dentro havia algo semelhante a pequenos ossos, além de pontas de lança e machadinhas.
"Eles estavam escavando para fazer o pilar de uma casa quando acharam algo estranho. De início achavam que fosse uma pedra e acabaram perfurando a tampa da urna. Também pensaram que tivesse dinheiro guardado, pois isso era muito comum. Depois de depararam com o objeto, viram os ossos e a história começou a se espalhar", conta o escritor Frederico Rebelo, membro da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior.
Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) estiveram no local e confirmaram que objeto é de origem tupi, mas que ainda não é possível precisar a idade. Segundo Frederico Rebelo, moradores da região informaram que objetos semelhantes já foram encontrados na região, que fica cerca de 100 metros da margem do rio Parnaíba.
A urna funerária, que tem cerca de 90 cm de diâmetro por 30 cm de profundidade, será estudada.