Nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu um projeto de lei, que visa obrigatoriedade de fornecimento de água filtrada e gratuita pelas produtoras de eventos. Além disso, o projeto ainda prevê a permissão do acesso gratuito de garrafas de uso pessoal contendo água para consumo em shows e festivais no Estado.
A proposição entra em pauta após a morte da estudante Ana Clara Benevides, no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17), devido as condições de calor extremo. Com esse trágico acontecimento, se iniciaram muitas mobilizações tratando da necessidade de distribuição gratuita de água em shows e outros eventos. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou no sábado (18) que a empresa responsável pelo show passasse a fornecer, para os shows seguintes, de forma gratuita, água potável e instalasse postos de abastecimento.
O projeto de autoria do deputado estadual, Henrique Pires afirma que em tais eventos, empresas fornecem águas especiais mediante pagamento, mas não fornecem água potável de forma gratuita. "Por trás desse comportamento destoante de nossos costumes existe o inegável interesse econômico de lucrar com a venda de bebidas industrializadas, o que nada teria de condenável não fosse a recusa em fornecer água potável filtrada gratuitamente”, relata o deputado.