O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) apresentou o Painel Black Friday 2023, uma plataforma desenvolvida para ajudar os consumidores a compararem os preços de produtos, evitando fraudes durante a Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira, dia 24 de novembro.
Com o intuito de atrair clientes, os lojistas têm intensificado a divulgação de preços mais baixos nas últimas semanas que antecedem a sexta-feira promocional. Para garantir a transparência nesses preços, fiscais do Procon realizaram fiscalizações em lojas físicas de Teresina no período de 7 a 9 de novembro. Os dados coletados foram inseridos no Painel, permitindo que os consumidores verifiquem se os preços não estão sendo "maquiados".
O Painel é uma ferramenta intuitiva e interativa. Os consumidores podem navegar pela barra lateral, escolher o serviço desejado no menu e conferir dicas do Procon para evitar fraudes. Além disso, têm acesso ao ranking de resolutividade de empresas nacionais de comércio eletrônico e canais para reclamação caso se sintam prejudicados.
Segundo o coordenador técnico do Procon/MPPI, Edivar Carvalho, é fundamental que os consumidores consultem o Painel antes de fazer suas compras. Em caso de qualquer discrepância ou maquiagem nos valores, eles podem fazer denúncias por meio dos canais disponíveis no Painel, contribuindo para evitar danos durante esse período promocional.