O Governo do Piauí decretou, nessa terça-feira (12), estado de emergência zoossanitária após o registro um foco de peste suína clássica em um estabelecimento rural no município de Cocal de Telha, 124 km ao Norte de Teresina.
As medidas determinadas pelo decreto valem para todo o estado durante os próximos 180 dias, a contar da data de publicação (12). Veja o que diz o documento:
A movimentação de animais e produtos de risco no interior de Cocal de Telha deverá ser regida por normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica instituída para execução das operações de campo, visando à contenção e eliminação do agente viral.
O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), João Rodrigues, está autorizado a expedir diretrizes e medidas de manejo integrado da doença, incluindo produtos já registrados no país e recomendações obtidas a partir de pesquisas efetuadas no âmbito nacional.
O gestor também poderá expedir outras diretrizes e medidas de controle de uso dos produtos necessários para a prevenção, controle e erradicação da doença.
Por fim, o decreto também deixa a cargo da Adapi a aquisição dos insumos necessários para o controle e erradicação da doença.