Nesta quarta-feira (03) a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o estado receberá um novo lote com 40 mil doses de vacinas contra a covid-19 ainda neste mês de janeiro. O estoque adicional de imunizante tem como objetivo fortalecer a execução do novo calendário nacional de vacinação, onde a vacina da covid-19 passou a ser disponibilizada anualmente para crianças e grupos prioritários.
No caso das crianças, a recomendação é administrar a primeira dose aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. As crianças de seis meses a menos de cinco anos não vacinadas ou com doses atrasadas podem completar o esquema, respeitando intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira. Já aquelas que já receberam três doses não necessitam de doses adicionais.
Para os grupos prioritários, o intervalo entre as doses é de seis meses para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para outros grupos, o intervalo é anual, abrangendo pessoas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, indivíduos privados de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e a população em situação de rua.