Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis discutiram, nessa terça-feira (23), com representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) os termos do acordo de cooperação técnica entre a instituição e o Governo do Estado para a realização do diagnóstico do potencial mineral do Piauí.
O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Francisco Valdir Silveira, explicou que o trabalho de mapeamento de minerais em solo piauiense já está sendo realizado e, em breve, será anunciado o prazo de entrega de todo o material.
“Viemos aqui para fazer acontecer, o Serviço Geológico já está articulando com a divisão responsável para, nos próximos dias, uma equipe aqui do Piauí definir essas datas e prazos de entrega dos produtos. Vamos deixar tudo bem estabelecido”, afirmou o diretor.
Valdir Silveira também destacou que novos projetos e parcerias com o Governo do Estado serão firmados. “Vamos traçar projetos que nas várias áreas de mineração, geologia, recursos minerais, remineralizadoras e de gemas, como a de opala de Pedro II, fosfato da região de Jacobina e outras áreas com potencial, para que o investidor veja que o Piauí está criando condições dele mitigar. O Piauí vai ser um estado atrativo para o setor mineral”, ressalta Francisco.
O superintendente da CPRM no Piauí, Jean Ricardo, ressaltou que o trabalho será entregue o mais breve possível para ajudar a alavancar o setor mineral e atrair riquezas para o estado.
A secretária da Mineração, Paula Sampaio, agradeceu a parceria e enfatizou a importância da conclusão do diagnóstico para a execução de projetos que vão atrair investidores para o Piauí.
“Estamos trabalhando neste processo desde julho do ano passado. Vamos, agora, firmar o termo de cooperação e essa reunião serviu para esclarecer todos os pontos necessários para o diagnóstico do nosso potencial mineral. Em breve, cumpriremos mais uma meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles”, completou a gestora.