O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nessa quinta-feira (07), que o Piauí receberá 239 obras do Novo PAC Seleções, que vão contemplar 139 municípios. Ao Todos, 61 obras serão executadas no estado pelo Ministério da Saúde; 166 pelo Ministério da Educação; 8 pelo Ministério da Cultura e 4 pelo Ministério dos Esportes.
Os benefícios alcançarão mais de R$ 2,6 milhões de piauienses, o que corresponde a 82% da população do estado, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura social (cultura e esporte) e inclusiva.
As obras do eixo saúde compreendem 13 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas maternidades, três policlínicas, três centros de parto normal, 17 novas ambulâncias, três novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um Centro Especializado em Reabilitação (Ceir) e 15 unidades odontológicas móveis.
Já na educação, serão 41 escolas em tempo integral, 63 transportes escolares e 62 creches e escolas de educação infantil. No eixo de infraestrutura social, estão incluídos três centros culturais, quatro projetos de patrimônio histórico e quatro espaços esportivos comunitários.
Em todo o Brasil, 16 das 27 modalidades Novo PAC Seleções foram anunciadas pelo presidente Lula, com um orçamento total de R$ 23 bilhões em investimentos. Os serviços serão operacionalizados pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte.
Clique aqui e confira a lista de municípios e as obras que serão realizadas pelo Novo PAC Seleções.
Obras de patrimônio histórico
Com o Novo PAC Seleção, está incluso a requalificação da Fábrica de Manteiga e Queijo para a criação de um espaço cultural em Campinas do Piauí, além de um espaço de cultura em Floriano, restauração do Mercado Público de Oeiras e restauração da Estação Ferroviária de Parnaíba para a criação de um ponto de cultura.
Obras do eixo saúde
A partir do plano do Novo PAC Seleções, serão instaladas maternidades em Bom Jesus e Piripiri, além de Centro de Parto Normal em Campo Maior, Corrente e Valença. Teresina, Parnaíba e Picos vão receber uma unidade de CAPs e uma policlínica. Já o novo Ceir será instalado em Campo Maior.