A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou na tarde desta quinta-feira (21) que oito açudes já estão com 100% da capacidade máxima de água, alguns chegando a transbordar. A mais recente que sangrou foi a barragem do Estreito, na cidade de Francisco Macedo. A população ribeirinha está sendo orientada a ficar em alerta sobre possíveis alagamentos.
Com o aumento das chuvas, elevando o leito dos rios, riachos e açudes, algumas barragens estão sendo monitoradas pela Semarh.
Os açudes que estão com 100% da capacidade máxima são:
Açude Ingazeiras – em Paulistana
Açude
Pedra Redonda – em Conceição do Canindé
Açude
Piracuruca
Açude
Emparedado – em Campo Maior
Açude
Caldeirão – Piripiri
Açude
Mesa de Pedra – Valença
Açude
Estreito – Francisco Macedo
Açude
Salinas – em São Francisco do Piauí
No levantamento da Semarh, o açude Jenipapo, em São João do Piauí, está com 91% da capacidade, barragem Nonato, na cidade de Dom Inocêncio, está com 61%, já açude Bocaina, tem 55% do volume de água, açude Petrônio Portela está com 13% e Piaus, no município de São Julião, tem 37% da capacidade.
Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, informou que a Secretaria monitora 25 barragens no estado através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.
“Como o período de chuva e principalmente agora com chuvas em nível elevado aumenta drasticamente o volume dos reservatórios dos rios no estado. Lembrando que os ribeirinhos precisam ter uma atenção especial nesse período e informar os órgãos estaduais, principalmente Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Semarh sobre qualquer anomalia relativo a rios, riachos ou lagoas de sua região”, disse Igor Klaus.