A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reuniu, nesta sexta-feira (24), o Centro de Operações Emergenciais (COE) para definir ações e diretrizes de vigilância para prevenção, controle e acompanhamento das medidas desenvolvidas no estado para o enfrentamento à dengue.
A reunião aconteceu devido ao atual cenário epidemiológico em relação à doença no estado, que registra uma alta incidência e 11 óbitos em decorrência da doença já contabilizados. Segundo o secretário de saúde, Antonio Luiz, serão agregadas novas ações às que já são realizadas de forma contínua pela Sesapi.
“O COE deve fazer um documento pedindo à Prefeitura de Teresina que haja a coleta de resíduos em ambientes baldios da cidade. Também vamos fazer um levantamento de algumas residências em que já foram detectadas larvas do mosquito e que estão abandonadas. Estas casas precisam ser abertas para as equipes fazerem a higienização. Para isso, vamos pedir o auxílio da Procuradoria Geral do Estado”, afirmou.
Na reunião também ficou acertado que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) vai auxiliar nos alertas aos municípios para incentivar a vacinação tanto de influenza quanto de dengue, principalmente nas regiões dos Territórios Entre Rios e Chapada das Mangabeiras.
“É importante que a população das cidades procure a vacinação. Vamos juntar as mãos e atacar o mosquito” disse a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.
Fonte: Cidade Verde