Uma parceria firmada, nesta sexta-feira (25), entre o Governo do Piauí e os Correios, vai gerar economia e reduzir desperdícios de distribuição de medicamentos e materiais nas redes estadual de saúde e educação do Piauí e em domicílios dos pacientes. O acordo foi assinado em solenidade após a visita do governador Rafael Fonteles e do presidente nacional do Correios, Fabiano Silva dos Santos, às instalações do Centro de Distribuição Única (CDU) da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), em Teresina.
A contratação dos Correios pela Sesapi visa à implementação de serviços de Operação de Logística de Suprimento In House, um modelo inédito para a distribuição de medicamentos, equipamentos hospitalares e materiais de limpeza em toda a rede pública do estado. Até hoje, a distribuição era feita pela própria Sesapi.
Rafael Fonteles destacou que, além da maior eficiência, o contrato com os Correios vai permitir redução de custos para o estado do Piauí. “Aqui é um exemplo de sucesso de política pública que gera redução de custos e aumento da melhoria da qualidade do serviço prestado. O cidadão poderá receber o seu medicamento em casa e com uma redução de custos por parte do Estado, algo realmente incrível”, disse o governador.
Logística e manejo de insumos com mais segurança
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a empresa vai cuidar de todos os insumos e medicamentos que estão armazenados no CDU. “Vamos fazer toda a logística de controle e de envio desses insumos para os hospitais. É um ganho muito grande para o governo, porque tem uma empresa especializada que fará o manejo e o transporte, garantindo mais eficiência e controle de recurso público”, frisou Santos.
O secretário da Saúde, Antônio Luís, falou sobre a importância de ter os Correios no serviço de entrega, já que é uma empresa especializada. “A parceria nos ajuda a ter o maior controle e segurança, porque os Correios realmente têm experiência em logística e entrega”, afirmou.
Entrega de medicamentos em domicílio
O serviço prestado pelos Correios inclui ainda a distribuição de medicamentos aos usuários que fazem parte do Programa Medicamento em Casa. Por meio da Farmácia do Povo, o Piauí passou a disponibilizar a entrega gratuita de remédios em domicílio para pacientes cadastrados na unidade de Teresina.
A iniciativa possibilita que os pacientes recebam em casa mais de 100 diferentes tipos de medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose cística, esclerose sistêmica, glaucoma, hipertensão pulmonar, imunossupressão no transplante renal, dentre outros.
Distribuição de material da Educação
Ainda na solenidade, os Correios também assinaram contrato para transportar material da Secretaria da Educação. Hoje, a estatal federal é a responsável por entregar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das operações logísticas mais complexas do país.
O secretário da Educação, Washington Bandeira falou que a Seduc está com um grande volume de entrega e o trabalho dos Correios será fundamental para a eficiência da logística. “Estamos fazendo um grande volume de entregas de novos equipamentos tecnológicos e mobiliário às nossas escolas. Tem aumentado o número de laboratórios de informática e estamos renovando equipamentos. Por isso a gente precisa, realmente, do apoio dos Correios”, afirmou.
Os Correios vão prestar apoio na organização do almoxarifado da Seduc, como classificação de todos os itens, controle de entrada e saída, inventário, além de apoiar na parte de logística de entregas.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve no evento e reforçou a competência dos Correios, que presta serviços também para o MDS. “Nós trabalhamos outros serviços, agora também vamos trabalhar juntos com os Correios na campanha Natal Sem Fome”, finalizou.
Fonte: Portal A10+