Durante reunião na manhã desta segunda-feira (02) a bancada do MDB e parlamentares aliados do PSD decidiram manter a fusão cruzada entre as duas siglas para a eleição geral de 2026. Recentemente interlocutores das duas legendas levantaram a possibilidade de encerrar o acordo que indicou todos os candidatos a deputado estadual no MDB e todos os deputados federais no PSD.
No encontro as siglas reforçaram também a defesa que os dois partidos indiquem cargos majoritários na chapa do governo. Marcelo Castro, presidente do MDB no Piauí, comentou sobre o encontro.
“Foi para gente discutir a formação da chapa proporcional de deputado estadual e deputado federal. Como vocês sabem, nós temos aqui uma coligação cruzada com o PSD. Então a nossa intenção do MDB é manter essa coligação que nós fizemos na eleição passada. E esteve presente aqui o Georgiano Neto, que é do MDB, mas que vem do PSD, a opinião de todos, favoráveis, tanto de um lado quanto do outro, de continuar essa coligação, os deputados estaduais pelo MDB e os deputados federais pelo PSD. Foi uma primeira reunião, mas de declarações, de intenções, evidente que muitas outras reuniões se seguirão. E isso só irá se concretizar no futuro, mas há, de ambas as partes, uma intenção de continuar essa coligação cruzada”, afirmou.
Um dos principais líderes do PSD, o deputado Georgiano Neto valorizou o entendimento.
“Olha, tivemos uma reunião importante na manhã de hoje, coordenada aqui pelo senador Marcelo Castro, pelo vice-governador Themístocles. O PSD e o MDB, assim como fizeram em 2022, devem manter esse bom entendimento, tanto na questão proporcional quanto na questão majoritária para 2026. Eu acho que está muito claro para todo mundo, inclusive já dito pelo governador Rafael, que PSD e MDB devem participar da chapa maior. Majoritária em 2026, pela representatividade que tem aqui no Estado, pelos resultados obtidos nas últimas eleições municipais e aqui uma primeira reunião, acredito que outras reuniões devem acontecer”, finalizou.
Fonte: Cidade Verde